sábado, 6 de agosto de 2016

Escolha de Música para a Abertura dos Jogos Rio 2016


Texto escrito para o site Lullavie, traduzido e adaptado.

Foto: Marco Djurica/Reuters
Os artistas e músicas escolhidas para a abertura das Olimpíadas Rio 2016 foram extraordinários. Essa boa escolha contribuiu para o charme do espetáculo, apesar da dúvida que pairava sobre o sucesso da cerimônia de abertura; o cenário complicado dentro do Brasil justificava essa hesitação.

Acredito que a música foi o destaque da cerimônia; grandes clássicos foram tocados, como Garota de Ipanema e Aquarela do Brasil. No entanto, como um brasileiro que ama música, é difícil de não pensar na relevância da música brasileira para o resto do mundo. Atualmente, não é muita essa relevância, mas no passado — especialmente nos anos 60 — o Brasil era um ponto luminoso de boa música. Tom Jobim tomou o mundo de assalto com a sua Garota de Ipanema, fazendo conhecida de todos a mistura entre samba e jazz conhecida como bossa nova. Outros nomes como Carmen Miranda, Ary Barroso e Mutantes também se tornaram conhecidos do grande público.



O fato que a música brasileira perdeu uma grande parte da sua força é notório na cerimônia de abertura do Rio 2016. Esses grandes clássicos do passado foram os destaques, não as músicas mais recentes. No entanto, isso não significa que não haja boa música e bons músicos no Brasil na atualidade. Se você quiser aproveitar o embalo das Olimpíadas e ouvir a algumas músicas do Brasil, aqui estão minhas recomendações.




Seu Jorge: Se você deseja algo tipicamente brasileiro, Seu Jorge tem brasilidade de sobra. Eu recomendo o álbum Músicas Para Churrasco; se você deseja algo mais familiar, eu recomendo The Life Aquatic Sessions, o qual é o meu álbum favorito dele, uma maravilhosa reinterpretação de algumas das melhores músicas de David Bowie.



Maria Gadú: Ela é do tipo de artista que lida tão bem com música nova quanto velha. Ela tem tem muitas músicas em colaboração com os dinossauros da música brasileiras, como Caetano Veloso e Gilberto Gil (ambos presentes na cerimônia de abertura de Rio 2016, na qual eles cantaram Isto Aqui, O Que É?). Por fim, eu recomendo ouvir o primeiro álbum dela, conhecido por Shimbalaiê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário